POR QUE ESTUDAR NO NPP?


MISSÃO

Prestar serviços educacionais que garantam a capacitação dos alunos no desempenho adequado da profissão de psicanalista. Por desempenho adequado entendemos um profissional ético e responsável cuja prática esteja permeada pela teoria Psicanalítica.

VISÃO

Ser reconhecida como uma Instituição de referência nacional no ensino psicanalítico.

VALORES

O relacionamento com alunos, professores e colaboradores deve ser baseado no respeito mútuo, responsabilidade e confiança entre as partes. Buscamos Competência em níveis de conhecimento cada vez maiores. Cultivamos um ambiente onde prevaleça o trabalho, e a disciplina, respeitando as condições sociais, psíquicas e culturais de cada um. Privilegiamos o respeito à individualidade e nossa atuação sempre será pautada em princípios éticos.

NOSSOS CURSOS

CORPO DOCENTE

  • Araceli Albino
    Currículo Lattes

    Doutora em Psicologia pela Universidad Del Salvador (Buenos Aires, Argentina). Presidente do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo – SINPESP.  Psicóloga (Faculdades Integradas de Uberaba). Psicanalista Didata; atividade clínica desde 1982. Pós-graduação na PUC – “Psicanálise e linguagem”. Especializações em: Psicoterapia/Psicodinâmica de adultos e adolescentes; Especialização em:  Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea; Professora e Coordenadora do curso de Formação em Psicanálise do Núcleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas.  
  • Anna Hirsch Burg

    Graduação em Psicologia pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Formação em Psicanálise – CEP Centro de Estudos Psicanalíticos.  
  • Camila Garcia de Grandi
    Currículo Lattes

    Psicanalista, Psicóloga formada pela Universidade Mackenzie. Especialista em Psicologia Clínica – Teoria Psicanalítica pela Coordenadoria Geral de especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (COGEAE – PUC/SP). Especialista em Dependência Química pela Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD/ Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo). Mestre em Psicologia -Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo.  
  • Dra. Carla Aparecida Pedriali Moraes
    Currículo Lattes

    Farmacêutica da UNICASTELO (Universidade Camilo Castelo Branco). Mestre em Tecnologia Químico Farmacêutica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo). Doutora em Ciências no Programa de Fármaco, Medicamentos e Cosméticos da USP (Universidade de São Paulo). Especialista em Curso de Formação Livre em Psicanálise. Atividade Clínica desde 2011. Experiência com docência e coordenação de cursos desde 2005. Professora colaboradora no Núcleo de Pesquisa em Psicanálise (NPP).  
  • Elizandra De Souza
    Currículo Lattes

    Psicanalista; Pós-graduação em Psicanálise e Linguagem pela PUC-SP. Aperfeiçoamento em Teoria Lacaniana, pelo CLIN-A. Formação em Administração em RH e Pós-graduação, Pela PUC-SP, em Magistério do Ensino Superior. Membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo – SINPESP. Docente em cursos de Formação em Psicanálise no Núcleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas – NPP, nas áreas de Teoria Freudiana e Técnica de Atendimento. Atua com clínica psicanalítica, atendendo crianças, adolescentes e adultos.  
  • Márcia Jarretta Mélega
    Currículo Lattes

    Psicóloga; Advogada; Psicanalista; Pós-graduação em Sexualidade Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Especialista em Psicologia e Psicanálise Infantil. Prática na Clínica Infantil desde 1980. Prática na clínica em orientação e aconselhamento relativos à sexualidade humana e relacionamento de casais desde 2002. Docente em Psicanálise da Criança e do Adolescente no Núcleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas – NPP. Membro da Diretoria do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo – SINPESP.  
  • Mariana Sayuri Berto Udo

    Farmacêutica graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), especialista em Toxicologia Analítica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Toxicologia pela Universidade de São Paulo (USP) doutora em Farmacologia pelo programa de Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (USP). e-mail para contato:  
  • Maria Tereza Mendonça de Barros

    Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ; Pós-graduação em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero; Formação em Psicanálise pela Escola de Psicanálise Integrativa, e pelo Centro Winnicott São Paulo (em curso) Professora de Mitologia para Psicanálise e Neos e pós-freudianos do Núcleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas – NPP.  
  • Nathalia Vidigal Furtado

    Graduação em Psicologia, Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Especialista em Saúde Coletiva pela FMUSP e em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP. Psicanalista, atua no âmbito da Saúde Pública e no consultório no atendimento de crianças e adultos. Docente no Curso de Pós-Graduação Psicanálise da criança e do adolescente, no NPP.  
  • Mariléia Catarina Rosa

    Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP no núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar, com pesquisa em Gênero e Diversidade Sexual. Psicóloga Clínica graduada pela Universidade Nove de Julho.  
  • Nadia Vitorino Vieira

    Graduação em Psicologia e Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (1994); Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000); doutorado em curso pela mesma universidade. Atualmente é professora da Universidade Nove de Julho no curso de Psicologia e Psicóloga/Pesquisadora no Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo e do Grupo de Estudos em História Oral e Saúde. Docente no Núcleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas – NPP.  
  • Paulo Sérgio Garcia

    Neuro pedagogo; Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Unível. Graduando em Pedagogia, pela Unip. Pós-graduando em Educação Infantil e Desenvolvimento, pela Universidade Cândido Mendes. Economista, pela Instituição Toledo de Ensino. Pós-graduação em Planejamento e Gestão Pública, pela Unesp (Presidente Prudente).  
  • Paulo Unzer

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atualmente é pesquisador (nível Mestrado) em Psicologia Social pela USP, atua como psicanalista no Espaço Poiésis Psicologia, onde também coordena cursos de formação nas áreas de Psicanálise e Psicologia Social. Participa das atividades organizadas pela Escola de Psicanálise do Fórum do Campo Lacaniano São Paulo (EPFCL-SP).  
  • Renato Liberman

    Psicólogo; Psicanalista; Docente do Curso de Formação em Psicanálise no Núcleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas – NPP. Membro do corpo docente e efetivo da Sociedade de Psicanálise Humanista de Santa Maria – RS. Atividades Institucionais na COFLEX – Indústria de Materiais Elétricos – atuando na área de Psicologia Institucional com ênfase em psicanálise nas relações interpessoais; UNIBES – Centro de Convivência – Terceira Idade; Comunidade Terapêutica NEFTAI – álcool e drogas – grupos.  
  • Vera Eleine Espósito Cunha

    Psicóloga; Formação Junguiana e Especialização em Terapia Corporal base Reichiana. Especialização em Sexualidade Humana. Atividade clínica com adolescentes, adultos e casais.  
  • Walter Fajardo Pereira
    Currículo Lattes

    É mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB - Universidade do Estado da Bahia, com opção para a linha de Educação, Gestão e Desenvolvimento Sustentável. Sua dissertação teve como tema: "Tempo e presença da família na escola: relações com a Construção da Personalidade Moral". Possui graduação em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado e Licenciatura em Teologia pela Universidade Católica de Pernambuco e Curso Livre em Psicanálise. Atua como psicanalista. Tem experiência em projetos e consultorias nas áreas de Educação (Ensino Fundamental, Médio e Superior), Gestão da Educação, Ética Profissional e Educação para o Desenvolvimento Sustentável.  

DEPOIMENTOS

  • O NPP foi uma grande descoberta na mina vida. Posso dizer que transformou muitos aspectos do meu caminhar, não só na minha carreira profissional, mas também por me mostrar uma visão totalmente nova e profunda da Psicanálise. Uma escola séria e muito profissional, com uma estrutura muito acolhedora, além de competente em todos os sentidos. Sou muito grata a todos os professores e ao NPP.
    Fátima Motta
    Sócia-Diretora da FM Consultores. Dra. Em Ciências Socias e Mestre em Administração
  • Posso afirmar que é uma escola de psicanálise idônea e que visa o aprendizado e desenvolvimento do ser humano, seu fortalecimento, e principalmente sua preparação para ser um bom profissional e também uma pessoa que agrega. Adoro fazer parte de tudo isso e principalmente poder ensinar e apreender com os alunos
    Márcia Melega
    Psicologa e Psicanalista
  • Enquanto Psicanalista, o curso de formação em psicanálise leva o aluno a desenvolver um pensamento ananalítico. Enquanto aluna, a instituição possui uma grade curricular que privilegia a aproximação com Freud e outros pensadores importantes para o desenvolvimento da psicanálise, assim como supervisão, análise pessoal e em grupo, atividades complementares, monografia e estágio supervisionado possibilitando ao aluno maior segurança para a conclusão do seu curso.
    Marileia Rosa
    Psicologa e Psicanalista

Vamos conversar mais?

Cadastre-se para receber conteúdos e oportunidades imperdíveis!
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.