Álvaro da Silva Santos
Vitória de Ávila Santos
Araceli Albino
Rodrigo Eurípedes da Silveira
Giovanna Gaudenci Nardelli
ABORDAGENS DA PSICANÁLISE NO CUIDADO AO IDOSO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Objetivo
: mapear como publicações e suas especificidades sobre a clínica psicanalítica com idosos.
Método
: revisão integrativa que considerou o período de 2008 a 2017, nas bases de dados: Index-Psicologia, LILACS, MedLine, PubMED, SciELO e, RedALyC, independente da língua. Utilizados-se os termos: Idoso (Idoso), Idoso (Envelhecimento) e Psicanálise (Psicanálise). A questão norteadora foi: qual é a produção científica sobre o idoso e a clínica psicanalítica?
Resultados:
na seleção 33 artigos foram considerados. Isto é feito, cinco categorias foram construídas: “Clínica de idosos com abordagem psicanalítica” (15), “Abordagens psicanalíticas da velhice” (9), “Intervenções psicanalíticas em instituições de longa permanência para idosos ” (6),“ Representação da velhice para profissionais de saúde à luz da psicanálise ”(2) e,“ Geracionalidade e psiquismo ”(1)”. Há uma preocupação incipiente da psicanálise com idoso, que precede as questões epistemológicas, de modo que a prática clínica aparece com maior produção; por sua vez, há carência de pesquisas, pois a maioria dos artigos era de reflexão.
Conclusão:
os estudos publicados apontam a possibilidade de psicanálise com idosos, uma vez que, o inconsciente não envelhece e o sintoma ou atualiza. Critique se a timidez da psicanálise em contraste ao aumento de idosos. E, enfatiza-se que as alterações, os efeitos no corpo e a redução dos laços sociais pedem ajustes na clínica; como incluir atividades no grupo e, além de definir analítico, notadamente hospitais, domicílios e instituições de longa permanência.
Acesse o conteúdo completo em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232018000600767&lng=en&tlng=en
Palavras Chaves: Idoso; Psicanálise; Saúde do Idoso; Velhice